Conheça os tipos de Borrachas

Ao total, podemos considerar sete diferentes tipos de borrachas sintéticas. Atualmente, encontram-se no mercado muitos tipos de borrachas que podem ser divididos em sub-grupos de acordo com critérios diferentes (por exemplo, saturados ou insaturados, naturais ou sintéticos, polares ou não polares, cristalizáveis ou não cristalizáveis, etc.). Do ponto de vista de seu uso e propriedades básicas, elas também podem ser divididas em:
 

Borrachas para uso geral - possuem propriedades que atendem aos requisitos de muitos produtos, muitas vezes também com propriedades diferentes, são relativamente baratas, produzidas e consumidas em grande volume.

Borrachas especiais - exceto propriedades elásticas básicas, elas têm pelo menos uma propriedade especial, por ex. resistência ao envelhecimento, resistência a produtos químicos, resistência ao inchaço em óleos polares e não polares, resistência a altas ou baixas temperaturas, etc. Normalmente são produzidas e consumidas em menor volume que as borrachas gerais e são significativamente mais caras.

 

 

Na prática, as borrachas são nomeadas além de nomes comerciais também com abreviaturas (de acordo com ASTM-D 1418-76 ou ISO-R 1629). A base para a criação da abreviatura é a composição química da borracha. A abreviação consiste em várias letras maiúsculas, como mostrado na tabela abaixo:

Sigla ou Nome Descrição
CR Policloropreno (Neoprene da DuPont)
EPR Borrachas de Etileno-Propileno
IIR Borracha Butílica – Poliisobutileno
IR Poliisopreno
NBR Borracha Nitrílica (Acrilonitrila – Butadieno)
NR Borracha Natural
SBR Borracha de Estireno-Butadieno
BR Polibutadieno
EPDM Borracha de Etileno-Propileno Dieno
ACM Borrachas Acrílicas (Outra Sigla – AEM)
ECO Borracha de Epicloridrina (Outra Sigla – CO)
CSM Polietilenos Cloro Sulfonados (Hypalon da DuPont)
CFM Borrachas Fluoradas (Viton da DuPont) – ou FPM, FKM
T Polissulfetos (Thiokol)
PUR Borrachas de Poliuretano (Outras Siglas – AU, EU, PU)
MVQ Borrachas de Silicone (Outra Sigla – Si)
FMVQ Borrachas de Silicone Fluoradas
HNBR Borracha Nitrílica Hidrogenada
TPE Borrachas Termoplásticas (Outras Siglas – TPR ou TR)
GPO Elastómeros de Óxido de Propeno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos conhecer um pouco sobre algumas delas?
 

SBR - Elastômero de Estireno-Butadieno é bastante similar com a borracha natural, porém mais homogêneo, e consequentemente, menos elástico. Essa é a borracha de maior consumo em todo o mundo. Por ser de baixo custo é utilizada para a fabricação de pneus e bandas de rodagem. Além disso, também é utilizado na confecção de solados, adesivos,  artefatos técnicos sem muita exigência mecânica ou química como buchas, batentes, punhos, passa fios, protetores e perfis para acabamento, fixação e vedação.
 

BR - Elastômero Polibutadieno tem como principais características: ótima flexibilidade, resistência à abrasão e às baixas temperaturas. Além disso, se desenvolve melhor no calor devido sua alta resiliência, propriedade que também lhe confere alta resistência  ao fendilhamento por de flexão. Largamente utilizado na indústria de pneus e também utilizado na fabricação de mangueiras, buchas, batentes e outros.
 

EPDM - Elastômero Etileno-Propileno-Dieno  possue como característica mais importante a resistência que tem às degradações provocadas de forma natural (Intemperismo), como por meio do oxigênio, do ozônio, ar e até mesmo pelo calor. A composição é utilizada principalmente em peças de carros, como em frisos, palhetas para para-brisa, molduras de vedação para vidros e outros.
 

NBR - Elastômero Acrilonitrila-Butadieno ou simplesmente Nitrilica é extremamente resistente ao petróleo e seus demais derivados. Dessa forma, a borracha se torna a mais recomendada para a produção de juntas, vasos, retentores, mangueiras e outros que tenham contato direto com solventes ou óleos.
 

TPE - Elastômero Termoplástico reúne algumas características tanto da borracha como também do plástico. São utilizados para cabos de escovas de cabelo e de dentes, para manoplas de motobikes, perfis de acabamento e outros.
 

Borrachas especiais - Por fim, as borrachas especiais são as compostas por silicone. Elas são utilizadas para isolar cabos ou fios elétricos, já que são capazes de se submeter a temperaturas muito extremas. Além disso, também podem ser fundamentais no revestimento de equipamentos ou fabricação de itens para uso médico.

Cadastre-se em nossa Newsletter