Quais são as aplicações da borracha natural e da borracha sintética?

Que a borracha é um produto versátil acredito que todos nós já sabemos e podemos concordar, tanto que este artigo não tem a intenção de esgotar o assunto, teríamos que escrever um livro para tanto.

 

Por todos os lados que olhamos podemos enxergar a borracha sendo aplicada, seja como perfil de borracha, guarnições de borracha, peças ténicas entre outros, com aplicações que variam desde a vedação, fixação e até mesmo acabamento de diferentes coisas. Observamos o produto acabado

 

Quando falamos de borracha, normalmente estamos falando de dois tipos de borracha, a borracha natural e a borracha sintética. Cada uma possui as suas particularidades e em decorrência disso possuem características diferentes que geram propriedades que as beneficiam para aplicações em diferentes tipos de usos.

 

Em torno de 60% do consumo mundial da borracha natural é destinada para a fabricação de pneumáticos, os pneus radiais. Além de pneus ela também muito utilizada para artigos farmacêuticos (como luvas), artigos de uso doméstico, tapetes, pavimentos, componentes para calçados, tubos e mangueiras e inclusive preservativos.

 

A borracha sintética por sua vez se divide nas borrachas SBR, BR, EPDM, NBR, SBCs, TPE e borrachas especiais. Diferentemente da borracha natural ela possui maior resistência térmica, prova à água, resistência física, resistência a abrasão e possui boa qualidade.

 

Suas aplicações variam a depender do tipo de borracha aplicada, a SBR é a borracha mais consumida no mundo sendo muito aplicado também no segmento pneumático, o EPDM por sua vez tem boa resistência ao envelhecimento, por isso sua aplicação é muito comum em perfis de borracha para a vedação de portas, batentes e frisos de automóveis.

 

A NBR (nitrílica) é muito comum sua utilização em segmentos automobilísticos e petroquímico em áreas que tenham muito contato com óleos e/ou solventes.

 

Os TPEs combinam propriedades da borracha com um processo muito semelhante ao plástico, a Ciaflex possui os TPEs em sua linha, chamamos de perfis coloridos que são muito utilizados para o acabamento de produtos, pois permites a customização da cor.

 

Concluindo, podemos observar aplicações desde perfis de borracha para vedação de automóveis, janelas, portas, borrachas para vedação de áreas que ficam em contato com óleos e solventes, peças técnicas anti vibração e a lista não pararia de crescer.

 

O mais importante de tudo é saber que a Ciaflex está há mais de 20 anos oferecendo soluções para os mais diversos segmentos e diferentes aplicações. Faça o download do nosso catálogo, entre em contato conosco, sem sombra de dúvidas teremos uma solução para o seu produto e/ou projeto.

Cadastre-se em nossa Newsletter